segunda-feira, 21 de março de 2016

Estação Outono



Outono é a estação do ano que ocorre após o verão e antes do inverno, sendo assim considerado como um período de transição entre essas duas estações antagônicas. No Hemisfério Sul, o início do outono ocorre entre os dias 20 e 21 de março e o seu término acontece entre 20 e 21 de junho.

Deixo algumas poesias em homenagem a ele, o  OUTONO!

OUTONO
J. G. de Araújo Jorge

O céu perdeu o azul - vestiu-se de cinzento 
e envolveu na neblina a luz baça do luar...
- na alameda onde vou, de momento a momento,
há um gemido de folha a cair e a expirar...

O arvoredo transpira as carícias dos ninhos,
e o vento a cirandar na curva das estradas
eleva o folhareu no espaço em redemoinhos...

Há um córrego a levar as folhas secas em bando...
- e à aragem que soluça entre as ramas curvadas,

parece que o arvoredo em coro está chorando!...

####################################################################

CANÇÃO DE OUTONO
Cecília Meireles

Perdoa-me, folha seca,
não posso cuidar de ti.
Vim para amar neste mundo,
e até do amor me perdi.
De que serviu tecer flores
pelas areias do chão
se havia gente dormindo
sobre o próprio coração?

E não pude levantá-la!
Choro pelo que não fiz.
E pela minha fraqueza
é que sou triste e infeliz.
Perdoa-me, folha seca!
Meus olhos sem força estão
velando e rogando aqueles
que não se levantarão...

Tu és folha de outono
voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade
- a melhor parte de mim.
E vou por este caminho,
certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,

menos que as folhas do chão...

#######################################################################

É OUTONO

Amo o mês de maio.
Amo esta estação romântica que
o acompanha: - É outono!
Outono de dias frios ensolarados.

Quebro a inércia do meu ofício
de escritora e levanto
para contemplar de minha janela
a natureza tão próxima e tão bela.

E as árvores defronte minha casa
até parecem querer-me confundir, com
tantas flores, se assemelham às primaveras,
neste cenário monocor de flores amarelas.

Então rompo a minha calçada e
paro sob raios tênues do tímido sol.
E aqueço os pés gelados, comuns nessa estação,
enquanto cheiro as flores, aquece também meu coração

É outono!
Amo ter os pés gelados e ouvir o som das
noivas que se multiplicam nesse mês de magia.
Parece-me agora que tudo é paz e calmaria.

©Por Lilly Araújo-

Um comentário:

  1. Beleza, cara amiga Lilly Araújo! Você me aguçou a curiosidade, no comentário que inseriu na minha postagem de ontem, e então vim conferir. Amei essa sua soberba homenagem ao Outono, nos brindando com esses três significativos poemas. Doravante virei com mais frequência ao seu "Café com Lilly". Beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada por vir até aqui e ainda deixar sua opinião.Bjos!

MyFreeCopyright.com Registered & Protected