terça-feira, 22 de junho de 2010

Israel ou Palestina?

Talvez porque o assunto seja mesmo confuso, além de se arrastar desde os primórdios dos tempos, talvez porque a história nos é passada ainda quando somos muito jovens na idade escolar, ou talvez apenas porque eu tenha sido negligente mesmo com os fatos...

Enfim, quando se fala de Oriente Médio, árabes, judeus, Palestina ou Israel e adjacentes, vira tudo um nó na minha cabeça. E creio que não é só na minha, pois já vi um tanto de pessoas perto de mim boiando.

Hoje achei um resumo dessa história muito pedagógica, ainda sobram muitas dúvidas, mas já deu pra me situar bastante.

Quem tiver interesse vou deixar só um pedacinho aqui, para dar o gostinho e o resto vocês conferem no link.

Abraão saiu de Ur dos Caldeus a fim de herdar uma terra. Peregrinou sobre essa tal terra décadas e décadas, comprou pedaços dela, mas não a viu sob seu poder jamais. Nem tampouco seu filho Isaque a viu como status de propriedade, exceto pela fé; e os netos de Abraão, Jacó e Esaú, também jamais viram a “terra da promessa” como uma promessa que para eles se cumprira.

Foi somente depois de 430 anos de cativeiro no Egito dos grandes faraós, que o povo de Abraão, os Hebreus, pela primeira vez tentou herdar no braço a terra que Deus dera a Abraão pela fé.

Todavia, foi apenas no tempo do rei Davi e de seu filho Salomão que os filhos de Israel tiveram pela primeira vez o real domínio da “terra da promessa” feita a Abraão.(...)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por vir até aqui e ainda deixar sua opinião.Bjos!

MyFreeCopyright.com Registered & Protected