segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Câncer ataca até animais


Foto: belugas (web)Produtos químicos provocam aumento da incidência de câncer em animais
O câncer está se disseminando com força entre algumas espécies de animais e, em alguns casos, isso tem relação direta com a presença de produtos químicos criados pelo homem.
Estas são as conclusões de um estudo publicado na revista Nature, destacando também o risco que isto representa para a conservação de algumas espécies em perigo, como o diabo da tasmânia. A pesquisa Wildlife câncer: a conservation perspective (Câncer em Animais Selvagens: uma perspectiva da conservação), conduzida pelas cientistas Denise McAloose e Alisa L. Newton, chegou a duas conclusões.

A primeira é que o câncer está crescendo entre algumas espécies, como o diabo-da-tasmânia, as tartarugas aquáticas e os leões-marinhos, cujas populações apresentam tumores faciais, casos de câncer de pele e de carcinomas genitais, respectivamente. No caso do diabo-da-tasmânia, o avanço do câncer poderia levar à extinção da espécie.

O estudo também indica que as atividades humanas contribuem de forma direta para o desenvolvimento de tumores em algumas espécies silvestres. Por exemplo, nas populações de belugas que habitam o estuário de St. Lawrence, no leste do Canadá, o câncer é a segunda causa de morte. A região está seriamente contaminada pela indústria do alumínio.

Apesar de nem todos os casos de câncer estarem relacionados à presença de produtos químicos, estudos como este continuam alertando sobre os perigos que eles representam para todos os seres vivos e os cuidados que é preciso tomar.

Os animais não são os únicos que estão sofrendo com o avanço do câncer: a incidência da doença entre humanos vem aumentado de forma crítica nas últimas décadas, e vários estudos já conectaram esta tendência à exposição a produtos químicos.

Um artigo publicado no
Medical News Today há algumas semanas revela quem, em 1940, uma em cada 24 mulheres que chegavam aos 80 anos era afetada pelo câncer de mama. Já em 2006, este número saltou para uma em cada oito mulheres. A publicação indica que o fato está diretamente relacionado com a exposição das mulheres a substâncias químicas perigosas no dia-a-dia.

Mais informações sobre o câncer em animais (em inglês):

Wildlife cancer: a conservation perspective, The Ecologist
http://www.nature.com/nrc/journal/v9/n7/abs/nrc2665.html
Obs: Texto retirado do Discovery Channel --> link clicando no título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por vir até aqui e ainda deixar sua opinião.Bjos!

MyFreeCopyright.com Registered & Protected