domingo, 26 de agosto de 2012

Lagartas de coqueiro

 Como os meus vizinhos estavam apavorados pelas lagartas do meu coqueiro, eu permiti que o ninho fosse cortado e as abriguei dentro de casa. Pelo medo e a  ignorância a respeito delas resolvi publicar esta pesquisa


Foto Lilly Araújo
Foto Lilly Araújo

Seda usada para unir as folhas formando um ninho.
Foto Lilly Araújo.
Ninho das lagartas.
Foto Lilly Araújo.
Lagartas dentro do ninho. Foto Lilly Araújo.

Foto da borboleta dessa lagarta. Fonte: google

Lagarta-das-palmeiras Brassolis sophorae Linnaeus, 1758 (Ordem Lepidoptera, Família Nymphalidae)
Todos os Lepidoptera, ordem dos insetos que compreende as borboletas e mariposas, passam pela chamada metamorfose completa ou holometabolia em seu desenvolvimento, ou seja, as fases de ovo, larva, pupa e adulto.

É na fase jovem (lagarta) que o inseto alimenta-se vorazmente, armazenando reservas em forma de gordura, para que depois, quando pupa, possa obter energia suficiente para se transformar em adulto (borboleta ou mariposa).

As lagartas NÃO são urticantes (não são taturanas) e nascem após um período de 20 a 25 dias e podem chegar a 80 mm de comprimento em seu último estádio de desenvolvimento. No início do desenvolvimento, possui coloração bastante vistosa, com cabeça de coloração vermelho vivo, corpo esverdeado de pilosidade clara, com listras longitudinais arroxeadas muito evidentes. Em seus últimos estádios de desenvolvimento, a cabeça passa a ser de coloração menos intensa variando de marrom-avermelhada a marrom escura com lista longitudinal avermelhada e corpo pardo-arroxeado com listras longitudinais castanhas, recobertas por fina pilosidade.

Vivem reunidas durante o dia em “casulos” ou “ninhos” feitos da união de folíolos e seda, servindo de abrigo contra predadores e intempéries. As lagartas abrigam-se nesses “ninhos” e os deixam no início da noite para se alimentarem das folhas da planta hospedeira.

Próximo à pupação, as lagartas caminham ativamente pela planta hospedeira e adjacências fixando-se pelo cremaster (extremidade posterior) e transformando-se em pupa, permanecendo por 11 a 15 dias até a emergência do adulto. O ciclo completo de ovo a adulto dá-se em torno de 80 a 125 dias.

Fonte: Clique

4 comentários:

  1. Ótimo esclarecimento. Na minha casa elas devoraram uma palmeira neste mês de janeiro/2014 e acabei matando algumas por acreditar que elas "queimam" as pessoas. Tenho curiosidade de saber como é a borboleta ou mariposa em que ela se transforma, se você tiver uma foto seria legal.

    Obrigado.

    João Gabriel Silveira

    ResponderExcluir
  2. Oi Lilly!
    tenho uma filha de 4 anos que estava super assustada com as lagartas que estavam nascendo do coqueiro da vó rsrsrs.. capturei uma e coloquei dentro de um vidro grande e bem arejado... ela já esta em fase adulta.. porém não para de caminhar pelo vidro expelindo grande quantidade de suma expeie de seda....estamos colocando folhas dentro do vidro... devo solta-la ou este comportamento é normal antes da mesma formar casulo... queria mostrar à ela as fases do casulo desde a lagarta...por isso estamos fazendo relatorios diários do comportamento da lagarta...

    ResponderExcluir
  3. Gente tenho 7 lindas palmeiras em na entrada da mina casa, so que de uma hora pra outra se infestou de lagartas, e estão ficando todas feias.
    Mais a minha maior preocupação é se essas lagartas sao venenosas? Alguém sabe me dizer? pois tenho crianças em casa, e eu também nao consigo me acostumar com elas.
    alguém sabe de alguma forma de afugentar esses bichinhos, ah elas sao bonitinhas, mais tenho medo, tenho dó de mata-las..

    ResponderExcluir
  4. Oi Gente, tava largadinho esse blog meu, mas como afugentar as lagartas sem matá-las eu não sei dizer, e quanto a foto das borboletas, vou postar pra vcs!

    ResponderExcluir

Obrigada por vir até aqui e ainda deixar sua opinião.Bjos!

MyFreeCopyright.com Registered & Protected