quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Receitas de saladas e carnes com frutas






 Nestes tempos modernos e de “corre-corre” ficar de olho na saúde é um assunto cada vez mais explorado. A saúde depende sobretudo dos hábitos que se tem, como a prática de exercícios e a qualidade da alimentação por exemplo.


Pensando nisso, o Jornal Hoje exibiu uma reportagem que percebi que era digna de nota, então está aí para vocês aprenderem e principalmente por em prática.


Receitas de saladas e carnes com frutas



Tem gente que adora verduras, legumes e frutas. Que tal misturar tudo numa salada? É possível e fica muito gostoso. Aprenda a fazer a combinação certa para tirar o melhor proveito de cada alimento.


Viviane Possato - Belo Horizonte


Tem gente que adora verduras, legumes e frutas. E que tal misturar tudo numa salada?


É possível e fica muito gostoso. Você ainda vai aprender agora a fazer a combinação certa para tirar o melhor proveito de cada alimento.

Nos pratos coloridos folhas e legumes dividem espaço com frutas. Se você acertar na combinação pode até potencializar os nutrientes de cada alimento.

A beterraba e todos os legumes e verduras de cor escura, como o brócolis, são ricos em ferro e vão muito bem com abacaxi, que é rico em vitamina C que ajuda na absorção de ferro.


Já maça e melão, que têm muitas vitaminas do complexo B, ajudam na absorção do fósforo e do magnésio encontrados no repolho, abobrinha e chicória. Se você gosta de usar esta folha, equilibre o sabor com frutas secas como a uva passa.

“Passas são fontes de carboidrato e vai ajudar no sabor doce, porque a chicória é um pouco amarga”, comenta Luciana Drumond, nutricionista.

Se a salada levar batata, não descasque as frutas e verduras. As fibras das cascas diminuem a absorção dos carboidratos pelo organismo. A maça pode ajudar ainda na digestão dos outros ingredientes.

“Ela tem a pectina, que é uma fibra solúvel e ajuda a evitar aquela azia normal que a gente tem com o suco gástrico”, diz a nutricionista.

Pra maçã não escurecer, a dica é deixá-la de molho em um pouco de água com limão.

As frutas podem ser usadas também para temperar as saladas. Manga e maracujá, por exemplo, misturados com iogurte, água ou azeite, são saborosas opções de molhos.

Bata a polpa do maracujá com água, mel e uma pitada de sal. Depois, lentamente misture o azeite. Já a manga é misturada com iogurte natural, hortelã e uma pitada de sal.

Atenção: não use molhos à base de derivados do leite nas saladas com alimentos ricos em ferro porque o cálcio reduz o aproveitamento deste mineral.

“Você ganha em sabor, aparência e também questão de vitaminas e minerais”, completa a nutricionista. 

Confira as receitas


* Salada com abacaxi:


Rasgue a alface e forre o prato.


Junte cenoura cozida, brócolis, beterraba crua e abacaxi em cubos.


Pode temperar com sala a gosto, um filete de azeite e vinagre, de preferência de maçã. O abacaxi é rico em vitamina C que ajuda na absorção de ferro.



*Salada a base de chicória:


Rasque as folhas de chicória


Junte alface americana, couve flor, abobrinha crua, tomate.


Corte um morango, mas não até o final. Forme um leque.


Acrescente feijão branco ao dente, esprema limão por cima e acrescente molho de shoyo


Finalize salpicando passas para quebrar o sabor amargo da chicória



*Salada russa:


Batata cozida, moranga cozida com casca, ervilha, pimentão vermelho e amarelo.


Misture um pouco de maionese, salpique um pouco de ervas, salsa, cebolinha, um pouco de hortelã e um pouquinho do manjericão.


Acrescente pedaços de ricota, manga, kiwi e vagem.


Pode salpicar por cima também uma mistura de semente de girassol, linhaça, gergelim torrados.


OBS: sementes torradas podem ser usadas por até 15 dias guardadas em recipientes bem fechados.


Enfeite com cenoura em tiras

*Salada com maçã:


Pepino


Repolho branco e roxo


Cenoura


Milho


E maçã


Para maçã não ficar preta deixe-a de molho, por alguns minutos, na água com limão

**Molhos:


(a quantidade de ingredientes depende da quantidade de molho a ser servido)

---> Molho de maracujá


Polpa de maracujá

Água

Mel

Azeite

Uma pitada de sal

Depois misture o azeite com um garfo para ele não decantar. Bata forte para ele encorpar.


---> Molho de manga


Manga


Iogurte natural


Hortelã


Pitada de sal


Bater tudo no liquidificador


O ideal é bater e já usar imediatamente pra vc não perder muito essas vitaminas e minerais

***Carnes:

--->Filé com banana empanada


  • Ingredientes:
300 g de filé ou contra-filé cortado em bifes


Sal e pimenta a gosto


2 bananas nanicas


1 ovo


1 xícara de farinha de rosca


Óleo para fritar as bananas


  • Modo de preparo:

Tempere a carne com sal e pimenta e grelhe em uma frigideira quente. Reserve.


Para as bananas: bata o ovo, descasque as bananas e passe pelo ovo e depois na farinha de rosca, girando a banana para que a farinha grude em toda a extensão da banana, coloque a banana em óleo quente e frite até dourar. Retire as bananas do óleo e coloque-as sobre uma folha de papel absorvente para retirar o excesso de óleo. Distribua as fatias da carne intercalando com fatias da banana. Sirva em seguida.

--->Carne moída com bananas cortadas em cubos


  • Ingredientes:

300 g de carne moída


½ cebola cortada em cubinhos


2 dentes de alho


3 colheres (sopa) óleo ou azeite


1 tomate picado em cubos


2 colheres (sopa) de extrato de tomate


2 bananas prata cortado em cubos


Sal e pimenta a gosto


1 colher (sopa) de cebolinha


2 colheres (sopa) de salsinha picada


  • Modo de preparo:

Em uma panela coloque o óleo e refogue a cebola, o alho e o tomate, acrescente a carne moída e deixe dourar e ficar bem sequinha. Coloque a extrato de tomate e tempere a gosto. Coloque a banana em cubos e deixe cozinhar por 2 minutos. Acrescente a cebolinha e a salsinha e sirva em seguida.

--->Peito de frango com morango, kiwi e molho de laranja


  • Ingredientes:

2 filés de peito de frango


Sal a gosto


4 morangos médios


2 kiwis sem casca


1 colher (sopa) de azeite extra


1 colher (chá) de manteiga


100 ml de suco de laranja


50 g de açúcar refinado


  • Modo de preparo:

Tempere os filés com sal, grelhe em uma frigideira com azeite ou óleo. Reserve. Corte as frutas ao meio e em uma frigideira coloque o azeite e a manteiga, grelhe as frutas. Em outra panela acrescente o suco de laranja e o açúcar e leve ao fogo até engrossar um pouco. Coloque o peito de frango em um prato regue com o molho de laranja, distribua as frutas e sirva.


--->Lombo assado com abacaxi grelhado:


  • Ingredientes:

300 g de lombo


Sal e pimenta a gosto


½ xícara de vinho branco


2 colheres (sopa) mel


2 fatias de abacaxi sem casca


1 colher (chá) de azeite


1 colher (chá) de manteiga


Salsa a gosto

  • Modo de preparo:

Tempere o lombo com o sal, a pimenta, o vinho e o mel. Deixe descansar por 1 hora. Em um tabuleiro coloque o lombo e cubra com papel alumínio, leve para o forno pré-aquecido a 180ºc, por 30 minutos. Após os 30 minutos, retire o papel alumínio e volte ao forno até dourar. Reserve. Para o abacaxi, aqueça uma frigideira e acrescente o azeite e a manteiga, coloque as fatias de abacaxi e deixe dourar de um lado, vire as fatias e doure do outro lado. Fatie o lombo e sirva com as fatias de abacaxi. Salpique salsinha picada sobre o lombo.


Dicas de preparo:


Como dourar o abacaxi?


Na hora de grelhar, usar a manteiga no lugar de margarina. A manteiga deixa a fruta com um sabor mais gostoso. O uso do azeite é para que a manteiga não queime e não adquira um sabor amargo. O azeite também vai deixar a fruta dourada.


Como empanar a banana?


O uso da farinha de rosca deixa uma casquinha mais crocante e saborosa. A farinha de trigo pode ser usada, mas não deixa a casquinha crocante como a farinha de rosca. É importante bater o ovo, para que a farinha grude mais fácil.


Qual fruta combina com qual carne e por quê?


*Abacaxi:


Só não combina com peixe. O alto teor de acidez da fruta anula o gosto suave do peixe. Combina com carne suína, bovina e frango.


*Banana:


Banana combina com todas as carnes. Natural, empanada ou frita. Mesmo com sabor marcante, o gosto da fruta não interfere no sabor da carne, fazendo uma combinação perfeita.


*Kiwi e morango:


Combinam com carne de boi, de porco, peixe, por serem levemente ácidas. O sabor dessas frutas não compete com o gosto das carnes. Combinam com frango também.


*Molho de laranja:


O molho de laranja só não cai bem com a carne de boi, por causa do teor de açúcar que o molho tem. Por ser adocicado e a carne de porco ter um sabor forte, a combinação não é indicada. O doce do molho compete com o forte sabor da carne. Quando comemos carne de boi, o sabor da carne fica na boca por um tempo. Diferentemente do frango, do peixe e da carne de porco.


*Laranja:


A laranja (somente a fruta) combina perfeitamente com todas as carnes e o suco de laranja puro é muito usado para temperar as carnes em geral. Somente o suco nos dá sabor e um pouco mais de maciez à carne.









Um comentário:

Obrigada por vir até aqui e ainda deixar sua opinião.Bjos!

MyFreeCopyright.com Registered & Protected